Frases

11 de dez de 2012

Criação contínua

(Heschel - barba cumprida - ao lado de Martin Luther King Jr., na Marcha sobre Washington)

"A criação, somos ensinados, não é um ato que ocorreu uma vez no tempo, uma vez e para sempre. O ato de trazer o mundo à existência é um processo contínuo. O chamado de Deus trouxe o mundo à existência, e este chamado prossegue. Existe este momento presente porque Deus está presente. Cada instante é um ato de criação. Um momento não é terminal mas um lampejo, um sinal do Começo. O tempo está em perpétua inovação, um sinônimo para a criação contínua. O tempo é a dádiva de Deus ao mundo do espaço.

Um mundo sem tempo seria um mundo sem Deus, um mundo existente em si e por si, sem renovação, sem um Criador. Um mundo sem tempo seria um mundo apartado de Deus, uma coisa em si própria, uma realidade sem realização. Um mundo no tempo é um mundo a prosseguir através de Deus; a realização de um desígnio infinito; não uma coisa em si mas, uma coisa de Deus.

Testemunhar a perpétua maravilha do mundo vindo a existência é sentir a presença do Doador no doado, compreender que a fonte do tempo é eternidade, que o segredo de ser é o eterno dentro do tempo [...] Para os homens sozinhos o tempo é ilusório; para os homens com Deus o tempo é eternidade em disfarce.

A Criação é a linguagem de Deus, o Tempo é Seu cântico, e as coisas do espaço, as consoantes na canção. Santificar o tempo é cantar as vogais em uníssono com Ele."

HESCHEL, Abraham Joshua. O Schabat: seu significado para o homem moderno.São Paulo: Perspectiva, 2012, p. 141-142.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...