Frases

18 de out de 2012

Salteadores


Ezequiel afirma que cidade de Jerusalém é o centro do mundo, o que podemos compreender devido a sua importância para a Fé no Deus dos Pais e a sua posição geográfica, que favoreceu o comércio terrestre e marítimo (igual distância entre portos importantes). Joachim Jeremias destaca que isso fez com que a cidade prosperasse financeiramente.

No entanto, a cidade situa-se sobre uma montanha, o que facilitou a atividade de assaltantes, mesmo com a constante vigilância do governo, uma vez que havia muitas grutas onde bandidos escondiam-se á espera do momento de atacar os viajantes. Muitos foram assaltados á caminho do "centro do mundo".

Nos dias de hoje, podemos dizer que o banditismo ainda é uma prática que os peregrinos encontram á caminho do centro do Israel espiritual. Muitos são os que são espoliados por aproveitadores que não chegam até o "centro do mundo", mas ficam ao derredor, "buscando a quem possam tragar".

Tendo em vista a parábola contada por Jesus, não devemos passar a vida lutando contra os bandidos que estão á beira do Caminho e sim ajudando àqueles que foram machucados emocional e espiritualmente pelos salteadores do caminho. É ao cuidado que somos chamados e não ao confronto direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...