Frases

18 de mai de 2012

Deus também ora


"Ali ficou a noite inteira em oração, na presença de Deus."
Lucas 6:12, A Mensagem.

Muitas são as passagens que narram que Jesus era um homem que orava. Se quisermos ir além do exemplo dado por Jesus ao fazer orações, chegaremos a seguinte pergunta: Se Jesus era Deus, por que orava á Deus?

Antes de tentar responder pensemos um pouco sobre a oração. Podemos dizer que orar significa basicamente elevar a alma á Deus. Podemos dizer que é o meio o qual o crente se dirige ao Crido. Podemos dizer ainda que é um clamor, pois como bem disse Eça de Queiroz, "quem não conhece o poder da oração, é porque não viveu as amarguras da vida". É um grito daquele que sofre seja pela falta de comer, seja pelo vazio que ter tudo causa. "Senhor, socorre-me", gritou a mulher cananéia, tal qual Bartimeu.

Para se fazer uma oração não precisa ter um local certo, não precisa pertencer a uma determinada religião, ter um intermediador, ou mesmo saber as palavras certas. Segundo Jesus, basta que seja "simples e honesto na presença dele" (tradução A Mensagem). Não deve ser algo pretencioso, visando bajular Deus em troca de benevolências como faziam os antigos israleitas (Jr 7; Is 1; Am 5).

A oração aproxima o orador de Deus. Constrói relacionamento e como bem postulou Kierkegaard, "a função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora". Diferentemente do pensamento evangélico vigente no Brasil, a oração não é algo que existe para mover a mão de Deus, mas algo que move o cristão em direção ao Cristo.

Voltando a pergunta, por que Jesus orava, então? Proponho responder á partir dessa canção e peço que leia como se o próprio Deus cantasse isso a seu respeito:

Toda vez que penso em você
Eu sinto passar por mim um raio de tristeza
Não é um problema meu mas é um problema que tomei para mim
[Você] vivendo uma vida e eu fingir que está tudo bem
Não faz sentido em me dizer
que "A sabedoria de um tolo não vai te libertar"
Mas é assim que as coisas são
E o que ninguém sabe é que
A cada dia minha confusão [a seu respeito] cresce
Toda vez que vejo você caindo
Eu fico de joelhos e rezo
Estou esperando pelo momento final
Que você dirá as palavras que não posso dizer¹

Paulo diz que Jesus é aquele quem intercede por nós (Rm 8.34). Quando oramos vamos em direção á Deus. Quando Jesus ora o caminho até nós é trilhado por Deus. É como dois pontos distantes fossem se direcionando um para o outro até que nossa vida se transforme em uma oração. Jesus orou pois este é o caminho que nos aproxima. É caminho de mão dupla onde aqueles que estão separados ontologicamente vão se aproximando a cada oração.

Ore! Tire tempo para dizer as palavras que Ele não pode dizer por você: fale com Ele sobre os sentimentos que tem por Ele; peça perdão pelo modo como você tem levado sua vida, como tem tradado as pessoas. Isso, Ele não pode dizer por você. Como afirmou Paulo, "o amor não se impõe aos outros" (1 Co 13, A Mensagem).

¹ - Bizarre Love Triangle, New Order.

2 comentários:

  1. AMIGO TENHO UM BLOG Q TRATA OS MESMOS ASSUNTOS Q OS TEUS se quiser visitar e comentar e se gostar compartilhar...obrigado
    http://verdadereoculta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, como sempre
    esclarecedor e rico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...