Frases

27 de jan de 2012

Paralelo entre Johnnie Walker e o povo do Caminho

Estava lendo sobre a história da marca de whisky Johnnie Walker (walker, do inglês "caminhante") e comecei a pensar na história de um povo também walkeros cristãos. A bebida foi inventada por John Walker por volta 1825 quando na Escócia as destilarias eram ilícitas devido ás sanções religiosas advindas da Igreja Reformada Presbiteriana.

Coincidentemente, os seguidores de Cristo receberam a alcunha de povo do Caminho (walkers?), e mais tarde em Antioquia foram chamados de cristãos (At 11:26). O povo do caminho andava de cidade em cidade anunciando um Caminho á ser trilhado. E este Caminho era o próprio Cristo.

A intenção de John Walker era proporcionar aos seus clientes um produto consistente e diferenciado dos demais. A mensagem do povo do Caminho era exatamente a diferenciação das outras opções de divindades: um Deus que se importa com o seus seguidores; um Deus que não pedia sacrifício, antes era o próprio sacrifício; um Deus que está disposto a gastar tudo em prol daqueles que Ele ama; um Deus que chama seu povo á perfeição, á mudança de mentalidade, ao Amor e amor ao próximo. A proposta que os esfarrapados pescadores, que haviam andado lado á lado com Jesus, era de uma vida consistente com o seu Deus, pois Ele é Emanuel, Deus conosco (Is 7:14).

Entre 1870 e 80, John muda a sede de sua destilaria para Londres e morre deixando para seus filhos a missão de expandir sua marca, levando o whisky para todo o mundo. Jesus também transferiu sua sede: "Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias" (Mt 26:61). E assim o fez: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3:16). E de semelhante modo deixou uma missão aos seus filhos: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16:15).

A marca de whisky se espalhou por toda o planeta e foi adquirida pela cervejaria Guinness, em 1986, que em seguida se fundiria com a Grand Metropolitan para formar a Diageo. Em 2009, a Diageo anunciou que fecharia a histórica destilaria escocesa de Kilmarnock. Tristemente, a Igreja com o passar dos anos perdeu o vínculo que a ligava ás suas raízes, também. Como o whisky está em todo o globo, e de forma Blue Evangelho, Red Evangelho, Black Evangelho, Green Evangelho... eu me pergunto se em todas as suas fórmulas hoje encontradas, ele é verdadeiramente Boas Novas.

Olá. Muito prazer. Eu me chamo Felipe Walker, e tenho uma novidade muito boa para te contar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...