Frases

1 de jun de 2011

O Herói que chora

Flor, gosto especialmente desse texto, pois ele mostra um Jesus mais próximo de nós ao demonstrar sentimentos e lágrimas.

Jesus tinha um relacionamento com Lázaro e sua família, e Ele o amava: "Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas." João 11:3

Os teólogos dizem que Jesus era "100% Deus e 100% Homem".  Mas geralmente enxergamos Jesus apenas como "Deus" e esquecemos que Ele também era "Homem". Esquecemos que Ele sentiu frio, sono, fome, teve insônia (em algum momento de sua vida), ia ao banheiro, soltava gases, espirrava, etc. E acima de tudo, sentiu emoções que pensamos ser apenas nossas, como ter medo e chorar.

Quando Jesus viu as irmãs de Lázaro chorando pela morte dele, o texto nos diz que "Jesus comoveu-se e ficou perturbado" (João 11:33). Em seguida perguntou aonde haviam o colocado, em seguida lemos "Jesus chorou" (João 11:35).

Por duas vezes lemos que Jesus chora por algo na Bíblia. Em Lucas 19:41, lemos "E [Jesus], quando ia chegando, vendo a cidade [de Jerusalém], chorou sobre ela". E a outra é a narrativa da morte de Lázaro.

No texto de Lucas 19, Jesus chora por ver o estado caótico do centro de adoração de Deus. A palavra do grego neste texto é klaiō (κλαίω), que a melhor tradução é "lamento de luto". No texto de João 11, Jesus chora sentindo a dor da perda de um amigo e em compadecimento das irmãs Marta e Maria. A palavra do grego neste texto é dakryō (δακρύω), que significa literalmente "derramar lágrimas" ou ainda "choro compulsivo".

Jesus chorou em luto pelo fim da religião dos judeus. Estava morta. Não produzia mais frutos de arrependimento (Mateus 3:8). Era o fim do sistema religioso que tentou fazer a vontade de Deus, mas falhou. Ele estava dizendo com isso que chorava pelo fim da religião e que algo novo estava por vir. Ele mesmo se tornou a religião que o povo deveria seguir. Que Ele era o caminho, a verdade e a vida (João 14:6).

Jesus também chorou pelo amigo que havia morrido. Chorou e nos mostrou com isso que Ele conhece as nossas dores. Somente quem sabe o que é perder alguém pode entender a dor dos outros. Ele estava demonstrando o quanto Ele estava próximo, presente e pronto para participar dos problemas das pessoas. Encontrar pessoas para participar das nossas alegrias é fácil, mas infelizmente diante nossas tristezas não são muitos que encontramos. Jesus chorou mais pela morte de um amigo do que pela morte da religião.

"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração." Eclesiastes 7:2

Ele chorou e com isso nos diz: "Ei, eu sei como você se sente. Eu sei o que você está passando. Você não está sozinha nisso. Eu sou um Deus que sofre com meu povo. Eu não estou distante, sou Emmanuel, "Deus conosco", lembra-se? Vamos lá. Vamos até onde está o seu problema, aonde está o seu 'morto', e vamos ver o que juntos podemos fazer. Você retira as pedras que estão no meio do caminho e deixa o resto comigo. Você não está sozinha.".

As pessoas dizem que fazemos antropomorfismo (dar características humanas a Deus, como "dedos de Deus", "olhos de Deus"; "amor de Deus", etc.) com Deus, mas na verdade foi Deus que fez teomoformismo conosco, ao nos criar a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26). Se choramos, foi com Ele que aprendemos isso.

Agradeço a Deus por ter chorado.

Um comentário:

  1. acho incrível toda vez que penso no lado humano de Jesus. As pessoas imaginam o Cristo como alguem com uma aoreola na cabeça e que em nenhum momento tinha alguma necessidade humana, mas gosto de pensar neste Jesus que ria, se divertia (ele ia em festas), que se zangava e se frustava. A própria Bíblia diz que seu ministério começou apenas quando ele tinha 30 anos, cara é 2 anos amais do que eu tenh hoje, até então, Ele viveu, trabalhou como qualquer outro. Ele viveu como nós, e por esse motivo ele nos conhece como ninguém mais poderia conhecer. Glórias a Deus por isso...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...