Frases

10 de jun de 2011

Esteja com Deus não apenas pelas conquistas


Conheço dois irmão gêmeos que conquistaram para a religião que professam a sua própria mãe. Um grande vitória para eles, sem dúvidas. A adesão da matriarca dos gêmeos para a nova religião deu-se pela via pragmática da religião, isto é, pelo recebimento da resposta desejada.

A família por muitos anos professou a fé cristã-católica, e não poucas vezes pude vê-los irem aos domingos à missa. Com o passar dos anos, os jovens se interessaram pela mística oriental e aprenderam sobre o budismo, taoísmo e xintoísmo. Interessaram ainda em aprender a fazer as orações na língua original das religiões e passaram a orar quando os pais saiam para ir à missa. Ouvi algumas vezes os dois orando em voz alta algo ritmado e repetitivo.

Eles estavam levando a sério sua nova fé. Entregaram para sua divindade a necessidade de ingressarem na universidade, e conseguiram passar no vestibular da concorrida UFMG. Dedicaram a conquista a um tipo de triângulo parecido com o Valknut. Seus deuses haviam lhe abençoado com a conquista almejada. A mãe dos jovens tinha uma causa na justiça que há muito estava arquivada esperando julgamento. Depois do incentivo dos filhos "entregou a causa nas mãos" da divindade dos filhos. Passado um tempo, eis que a causa foi julgada e eles foram favorecidos. O novo deus funciona "melhor" que o antigo. "Ele funciona!".

Casos assim acontecem com muita freqüência em nosso meio também. Estamos buscando o tempo todo a resposta, o mover, a iniciativa de Deus para nos favorecer e encher-nos com Suas bênçãos. Alguns entram na busca frenética pela ação do Divino e não descansam até conseguir. Já vi alguns pastores dizerem que "o nosso Deus é um deus que faz...", algo tipo o sabão em pó Omo. O problema é que muito do pedimos nunca iremos alcançar (Tiago 4:3). Isso mesmo. Não sabemos querer. Somos como crianças diante de Deus. Agimos pelo impulso e como filhos mimados pedimos mais do que precisamos. Alguns de nós exigem, afinal de contas são filhos do Dono do ouro e da prata...

Um Deus que funciona é mais "interessante" do que um que mantém-se em silêncio. O silêncio angustia a alma. Davi experimentou isso na própria pele quando disse "Ó Deus, não estejas em silêncio; não te cales, nem te aquietes, ó Deus..." (Salmo 83:1). Quem quer esperar pela resposta no silêncio neste mundo fast-food, just-do-now, cheio de atalhos para o sucesso? Muitas vezes não conseguimos esperar pelo Deus que trabalha no silêncio (Isaías 64:4).

Conta-se a história de um pastor que passou pela rua onde atuava uma famosa vidente em Belo Horizonte. Ao passar lentamente em frente do local, notou o grande número de carros estacionados nas mediações da casa da vidente. Estava cheio o local. No entanto, ao reparar bem nos carros viu o grande número de automóveis que portavam adesivos de igrejas evangélicas da cidade. Lamentou-se o pastor e foi para casa orar.

As pessoas querem respostas. E não é para amanhã, é para hoje. Entristeço-me ao saber de que um irmão em Cristo foi até determinada igreja em busca do profeta. Na minha cabeça não consigo separar o "procurar o profeta" com o "procurar a vidente". Entendo que se Deus quer falar conosco e não há nenhum profeta na nossa comunidade Ele usa até mesmo uma jumenta (Números 22:28).

Devemos estar com Deus não pelo o que Ele faz, mas sim pelo o quem Ele é: Deus de amor, Criador de tudo que há e do que há de vir, Salvador de nossas vidas e Consumador de nossa fé. Sim, devemos adorar ao Senhor em Sua essência manifesta em três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo). Ainda que não haja resposta. Ainda que o silêncio seja tudo o que Ele tem a nos dizer. "Ainda que a figueira não floresça e não dê alimento; ainda que nossos emprego não seja o suficiente para nos suprir financeiramente; ainda que não haja o próprio emprego e as vagas no mercado estejam escassas" (Habacuque 3:17, atualização minha).

Amar Deus e segui-Lo quando a resposta é não é uma árdua tarefa, mas necessária. Faz parte da vida cristã (2 Co 12:9). E com o tempo o conselho de Pedro poderá ser visto em nossas vidas:
"Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." 1 Pe 5:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...