Frases

14 de abr de 2011

Miserável homem que sou!

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem carácter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." - Martin Luther King Jr.
Indo trabalhar ontem deparei-me com uma situação muito constrangedora no metrô: uma moça que chamava atenção pela sua beleza posicionou-se ao lado de meu amigo. Estávamos eu, meu amigo e a moça em pé. O vagão estava cheio, mas não pude deixar de notar que um rapaz, posicionado atrás da moça, colocou o seu polegar no próprio bolso e com os dedos que ficaram de fora fazia uma "conchinha" para no balançar do metrô encostar nas nádegas da moça.

Só posso estar enganado! - pensei. Mas não estava. O mancebo estava tirando proveito da situação do metrô cheio para apalpar o bumbum da moça. O que fazer? - refleti. Ninguém está vendo, apenas eu, ou seja, sou o responsável por ajudar moça.

Coincidentemente , eu havia assistido ao filme que narra a história de Gandhi, um pacificador, no dia anterior. Em minha mente eu pensava que poderia resolver aqui de forma pacífica. Mas ao abrir a boca...

- Ei! Não faça isso!
- Ein?! Fazer o quê?
- Não faça isso! - vociferei. Confesso que tive medo de mim mesmo.
- Do que você está falando? - disse o rapaz já guardando os dedos outrora assanhados para dentro do bolso.
- Estou lhe avisando, não faça isso! - meu coração estava acelerado e eu tremia um pouco.

O rapaz virou para seu lado e continuei a conversar com meu amigo, vez ou outra olhando para sua antes, inquieta mão. Ele não fez mais nada. Algumas estações depois a moça assentou-se e larguei a vigília.

Se o filme do indiano de "grande alma" me inspirou a agir de forma pacífica, a inspiração foi-se quando eu não fui capaz de falar com o rapaz de forma amistosa, antes agindo de forma ameaçadora. Agi segundo a carne, admito. Tencionei fazer o certo, mas acabei usando o meio errado.

Jesus, nosso salvador e maior exemplo, deixou-nos um caminho árduo a seguir: o da não-violência e não omissão; a construção de um Reino que só Ele pode concluir; paz com os pecadores e ação contra a religiosidade vazia. Coisa difícil é ser como Ele. Ainda bem que Ele está conosco (Mt 28:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...