Frases

29 de abr de 2011

Ficar velho é coisa de gente velha

"A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos." Provérbios 20:29
Tenho medo de ficar velho. Sim, tenho medo de envelhecer nessa sociedade onde os velhos não têm valor e não recebem respeito que merecem enquanto ser humano que são. As pessoas da sociedade hodierna têm valor enquanto apresentam uma aparência jovial e não têm muito o que oferecer no teor sapiencial, o que é uma lástima. Tenho medo de aprender tanta coisa e no fim fazerem pouco caso da minha história de vida, do percurso que trilhei, dos meus erros e acertos, dos meus cabelos brancos (os que sobrarem, é claro), da minha, possível, dentadura, do meu rosto enrugado, da minha fala mansa.

Fui a uma palestra do curso de história ontem, e uma frase da palestrante me chamou a atenção: "Velhos gostam de crianças e crianças gostam de velhos, pois um quer aprender e o outro dividir conhecimento, e ambos querem receber atenção". Em outras palavras, a maior parte da sociedade não quer saber de gente velha. Morrem de medo de ficar velha. Não pelos mesmos temores que eu tenho, antes por perderem o valor, por não estarem no centro das atenções da moda e da tecnologia, em suma do foco dos mundo capitalista que produz para manter-nos "jovens".

Se você começar a ficar velho, logo dão um jeito de lhe vender tinta para os cabelos. Os cabelos e os dentes se foram? Não há problema, pois com um bom montante de dinheiro você pode implantar cabelos e dentes. Se você não for um abastado, darão um jeito. Tinta que disfarça a calvice ou um peruca com um belo topete. Seu rosto está flácido? O Santo Botox resolve o seu problema. Não resolveu? Dr. Rey, o Dr. Hollywood, pode dar um jeito. Seios sofreram com a gravidade? Nada que 200 ou 300 ml de silicone não resolvam. Afinal de contas, o importante é ser Forever Young!
"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada" - Provérbios 31:30
Fico pensando em Adão e sua "vida eterna" (farei uso literal do termo) no jardim do Éden (Gênesis 1, 2). Se não pecasse Adão, alcançaria idade milenar com muita facilidade. No entanto, as Escrituras nada dizem sobre ele manter uma aparência jovial eternamente. Creio que se ele não sucumbisse ao pecado no capítulo terceiro do livro de Gênesis, envelheceria como nós. Talvez um pouco mais lento, mas envelheceria. A idéia de um Adão "Peter Pan", é devaneio de alguns. É antti-bíblico.

Envelhecer faz parte do plano de Deus para sua criação. "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." (Salmos 90:12). Envelhecer é sinônimo de sabedoria. Sabedoria é o conhecimento adquirido por meio experiência prática. Só tem conhecimento quem já viveu, em outras palavras, quem vivenciou algo. E quem é mais "vivido" do que um velho? Nem mesmo Jesus escapou do envelhecimento humano. Nasceu bebê, foi menino, adolescente, moço até ser homem formado. Jesus envelheceu.

Envelhecer perdeu seu lugar na sociedade. É desonroso. É feio. É coisa de gente velha. Estamos vivendo anti-biblicamente. Olha o que a promessa que Deus faz as pessoas de mais idade:

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: 'Homens e mulheres de idade avançada voltarão a sentar-se nas praças de Jerusalém, cada um com sua bengala, por causa da idade'. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." Zacarias 8:4-5

- Deus promete aos mais velhos que eles poderão voltar do exílio. As promessas de Deus estendem-se dos mais novos aos mais velhos. O vovô e a vovó têm seu valor, também. Eles poderão alegrar-se com o prestígio que lhes é devido nas praças, onde terão a doce presença de crianças brincando. "Velho gosta de criança"...

"Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio." João 8:9

- No tragicômico episódio da tentativa de assassinato da mulher adúltera, o qual Jesus escrevia na areia e usou poucas, mas profundas, palavras ("Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela." - v. 7), deixou a todos atônitos. E a começar pelos mais velhos o reconhecimento de seu pecado, um a um saiu calado deixando uma enorme pilha de pedras no chão.
Os mais velhos eram referência. Hoje são considerados estorvo, sugadores do dinheiro público através de sua merecida aposentadoria.

"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Joel 2:28

- A promessa do Espírito é a passagem mais linda do livro de Joel, na minha opinião. A quebra do paradigma patriarcal estava decretado: mulheres receberiam também o Espírito. Quando ouviram isso, devem ter chorado de alegria.
Os jovens terão visões. O Espírito mudaria - e mudou - outro paradigma: jovens inexperientes, não sábios, não experimentados pela vida, pelo conhecimento de Deus teriam visões. Não estava mais limitado a sabedoria dos mais velhos. Muitos mancebos deviam ter gritado um sonoro YES!
Agora o principal: os vossos velhos terão sonhos. Ao atingir a velhice os sonhos se vão. A esperança pelas coisas sonhadas no passado e não concretizadas perdem-se juntamente com os dentes e cabelos. Vive-se cada dia esperando pela visita da morte. Assim estavam os velhos, que presenciaram o exílio. Mas com o Espírito eles poderiam voltar a sonhar e ter esperança de alcançar os velhos sonhos, de gente velha. Com lágrimas nos olhos, disseram Halleluya.

Meu conselho aos que chegarem a ler até essa estrofe é este: vivam suas vidas intensamente; vivam cada dia com se fosse o último; não percam a chance de aprender com os mais velhos, acredite, eles sabem muito mais do que você homem-internet; passe mais tempo com pessoas do que com seu mouse; aprecie o embranquecer e a queda de seus cabelos - só chega nesse ponto quem viveu muito; a cada nova ruga, faça uma oração de agradecimento; evite todas as cirurgias plásticas que conseguir suportar; visite um asilo; prefira uma conversa com velhos do que com jovens, esses últimos poucas histórias têm para lhe contar; conte as horas para adquirir velhice sábia.

"Todo jovem se tornará velho um dia, mas nenhum velho voltará a ser jovem. Por mais que seja dolorida, esta é a realidade." - Marcel Victor Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...