Frases

28 de mar de 2011

O Avon em nós



A Bíblia é o norteador do cristão. Todo cristão que leva Deus á sério, ou seja, que é uma nova criatura deve ler e meditar incessantemente como o salmista canta "Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia." - Salmos 119:97.

E como cristão que sou, busco na Bíblia resposta para minhas perguntas. No entanto, sei que para algumas perguntas terei que romper a barreira de fazer leituras descontextualizadas, antes olhando para a Bíblia como uma obra única, que ela é, para encontrar a devida resposta para as minhas indagações.

Procurando por uma melhor definição para pecado, fiquei surpreso por não encontrar uma definição explícita no Antigo Testamento para "hatta’th, ‘awôn, pesha`" - palavras usadas para pecado em hebraico. Existem exemplos de pecado e não uma definição. Talvez a palavra que chegue mais próximo da explicação seja a encontrada no livro de Êxodo 20:20 "errar o alvo". Podemos dizer que o pecado é um ato.

Jesus nos dias de seu ministério fez uma releitura de pecado no Sermão do Monte usando a sentença "Ouvistes o que foi dito" (Mateus 5:21, 27, 33, 38, 43), seguido de "Eu, porém, vos digo" (vv. 22, 28, 32, 34, 39, 39, 44). Jesus atualizou a Lei de Moisés afirmando que pecado não é apenas o que é feito e sim o que é cognitivamente desejado. Ou seja, antes de ser praticado o pecado é desejado. Ele vem dos nossos desejos. Podemos através da releitura de Jesus, dizer que pecado é algo que sentimos e fazemos.

Paulo, conhecedor da Lei e da vida e obra de Cristo, fez uma leitura de si mesmo para definir pecado: "De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim... Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço... Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7:17, 19, 24). Paulo na sua reflexão chega a conclusão que pecado não é somente aquilo que podemos fazer ou o que sentimos e desejamos, mas vem daquilo que somos. A pergunta "Quem me livrará do corpo desta morte" é temos por resposta a afirmação de Jesus que disse "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11:25).

"Todos os homens pecaram" (Romanos 3:23), afirma Paulo. E a Bíblia nos diz que nosso pecado não precisa mais ser "coberto" através de sacrifícios, mas que "Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados". Todos os homens, pecadores, devem ser limpos através do sangue de Jesus.

"E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os vossos delitos" Colossenses 2:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...