Frases

23 de mar de 2011

Ele disse adeus...

A recente frase do pastor da Bethlehem Baptist Church, John Piper, postada em seu perfil do Twitter, causou um mau-estar na comunidade evangélica levando a uma série de postagens em blogs em todo o mundo.

Piper postou a seguinte frase "Adeus Rob Bell". A twitada seria uma resposta ao livro recentemente lançado do pastor Rob Bell sobre o título "Vitória do Amor: Um livro sobre Céu, Inferno e a Fé que Cada Pessoa Deveria Viver" (tradução livre). Piper acusou Bell de ser um universalista*.


Não quero levantar uma bandeira aqui defendendo um ou outro irmão em Cristo. No entanto, gostaria de refletir sobre o posicionamento do Piper, pregador o qual eu muito estimo, postar uma sentença de morte a um irmão em Cristo.

Se tem uma coisa que eu DETESTO em muitos teólogos é a presunção. Muitos pensam que seu ponto de vista é o melhor, que sua reflexão é a melhor, que sua filosofia é a que funciona, etc., e com isso gastam muito tempo desmoralizando e repudiando livremente o esforço intelectual de um outro alguém sem ao menos verificar o caminho percorrido.

Piper é um pastor conhecido em todo o mundo. Seus livros são vendidos e lidos e muitas línguas diferentes. E muitos dos seus leitores, eu por exemplo, não concordam com a visão Calvinista Fatalista a qual ele cita em muitos de seus vídeos e livros. Nem por isso saio por ai "excomungando" o irmão Piper, se isso é possível.

Não sou Calvinista Fatalista nem Arminiano Sem Noção. Não me encaixo em muitos aspectos da ortodoxia padrão e por vezes me acho um idiota por isso. Mas assim o creio. Aqueles que pensam diferente de mim busco respeita-los apresentando minhas convicções mantendo o diálogo amistoso.

Piper despediu-se do irmão como se agora Bell não fizesse mais parte da Basiléia tou Theou**. Quem ele pensa que é? Piper assim como a música dos Paralamas do Sucesso "...disse adeus, e chorou, já sem nenhum sinal de amor."

John Piper deveria ser mais responsável com o que diz. Ele é uma pessoa de opinião relevante para a comunidade cristã. Será que ele pensa que somente quem pensa exatamente como ele irá para o céu? O que dizer dos pais da Igreja que muitos discordavam que Cristo era Deus***? Ou irão eles para o inferno por não terem gasto muito tempo pensando na terceira pessoa da Trindade, como vemos nos Credos? Ou então Lutero que queria excluir o livro de Tiago da Bíblia? Agostinho estaria no inferno por não ter refletido muito sobre o Espírito Santo?

Concluindo, quero deixar claro que continuarei absorvendo o que de bom vier do pregador Piper e se tiver tempo para ler o livro de Bell, extrair alguma jóia dali. Tenho tentado exercer o conselho de Paulo "Examinai tudo. Retende o bem." (1 Ts 5:21).

Que Deus nos ajude a sermos mais abertos ao diálogo, aprendendo a expor as nossas bases respeitando as do próximo. Pois diálogo não significa transferência de fé. É diálogo. E o que nos une é Jesus e não nossa ortodoxia.

Universalismo é basicamente um ponto de vista que acredita que no fim todos serão salvos pela graça de Deus, indiferente de qualquer coisa que possa ter acontecido durante a vida do homem. Logo, "Vitória do Amor".
** Basiléia = reino ou domínio. Theou = Deus. Logo, Reino de Deus.
*** Para maiores informações consultar uma boa Sistemática sobre a "Cláusula Filioque".


Link que John Piper cita: Gospel Coalition
Livro do Rob Bell: Amazon
Letra Ela Disse Adeus: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...