Frases

11 de mar de 2011

Autoridade e autoritasimo

Autoridade é uma palavra que em nossos dias está carregada de conceitos que não expressam bem o seu sentido verdadeiro. Alguns usam de sua "autoridade" para fazer com que as pessoas façam aquilo que eles querem que elas façam. Quando essa autoridade é imposta a força ela torna-se um ato de autoritarismo.

Segundo o dicionário Michaelis, autoridade é: Direito ou poder de mandar; Pessoa cuja opinião é ponto pacífico; Prestígio ou influência que uma pessoa exerce sobre os outros, por seus méritos.

Ainda segundo o Michaelis, autoritarismo é: Caráter ou sistema autoritário; Despotismo (despotismo é: Poder absoluto e arbitrário; Coisa de exageradas proporções).

Quando penso em sistema autoritário, me vem a mente as ditaduras as quais muitos países da América do Sul sofreram por pessoas que estavam dispostas a até mesmo matar para que fosse cumprida a sua vontade. Exageros foram cometidos contra o povo brasileiro nos anos da ditadura militar. Tantas foram as atrocidades cometidas, que até hoje se discute se devem ou não abrir os Arquivos Secretos da Era Militar.

Autoridade em grego é exousía. No Novo Testamento vemos Jesus dizer em Mateus 28:18 "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." - embora em algumas versões lemos "poder", no original a palavra usada é exousía.

Jesus afirmava ter autoridade e Paulo afirma não há autoridade que não venha de Deus. Jesus jamais usou da autoridade que tinha para impor sobre as pessoas a Sua vontade. Ele jamais obrigou o pecador a largar o pecado, antes o aconselhou a não praticá-lo novamente: "Vá e não peques mais". 

Ele não é um autoritário ditador. Não veio criar um sistema despótico onde quem tem mais poder, ou seja Ele, manda. E que tem menos poder, nós, obedecemos. O sistema, ou Reino, que Ele inaugurou é um reino de reciprocidade, onde Ele faz a parte dEle e conta com a nossa resposta positiva a este Reino, por exemplo:
"E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." - Lc 22:25-26
Jesus abriu mão da Sua autoridade em favor do mundo. Em Filipenses, 2:5-11, vemos a auto-negação de poder por parte de Cristo. Ele esvaziou-se. Ele conquistou as pessoas pelo Amor que tinha por elas, e não pela autoridade que podia usar com elas.

Chegamos do acampamento de jovens na quarta de cinzas. Uma mãe que tentou obrigar sua filha a ir no acampamento, fazendo ameaças de proibi-la a usar computador e outras coisas, ao nos ver descarregando as malas, veio cobrar da Flávia, minha esposa, o porque que nós não usamos da nossa autoridade de líderes, para obrigar a filha dela a ir no retiro espiritual... O autoritarismo não funcionou com a jovem.

Autoridade sem amor não gera afeto, respeito e obediência. Antes, gera desgosto, aflição e medo. O amor é melhor sistema de governo. O amor gera amor. Toda liderança que não transmite amor, tende a virar um sistema autoritário por onde se esconde um ditador em potencial.

E você, está disposto a abrir mão de qualquer autoridade que possa ter para conquistar as pessoas pelo amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...