Frases

2 de fev de 2011

Guerra nas Estrelas Celestiais


Gosto muito do filme Star Wars. O enredo do filme é sensacional. George Lucas, além de ser um excelente diretor é também um exímio escritor. O enredo gira basicamente em torno da batalha entre os Rebeldes e a Império de Darth Vader. Os Rebeldes lutam contra o poder maléfico de Lord Vader e seus StormTroopers. Os Rebeldes não têm o mesmo poderio militar que o “lado negro da força”, mas no fim acabam vencendo.

Pensando no quadro religioso dos evangélicos de nosso país vejo que não há muita diferença. Os crentes estão em constante “batalha” contra as forças de “Lord” Satanás. Todas as derrotas na vida do cristão moderno são culpa do diabo. Recentemente li uma crônica engraçada sobre a ida do diabo ao Terapeuta, onde o capeta sofria por ser culpado por todas as coisas – recomendo a leitura.

Esse campo de batalha espiritual construído por crentes, despreparados biblicamente, é lamentável. Outro dia uma crente colega de trabalho discutia comigo no ônibus afirmando veementemente que doenças eram coisas do diabo. Afirmava isso usando a cura do paralítico o qual Jesus perdoou pecados antes de curá-lo (Mc 2:1-12). A minha colega não sabia que isso havia sido um caso isolado e que em muitas outras curas o mesmo não havia sido repetido. Talvez seja porque ela não vai á Igreja dela desde dezembro e não lê a Bíblia. Talvez...

O que dizer então ao discípulo de Paulo, Timóteo? O que dizer sobre as –freqüentes enfermidades- as quais estava sobre ele (I Tm 5:23)? E o próprio Paulo, que tinha um espinho na carne* (II Co 12:7-9)? Ou então Lázaro, amigo a quem Jesus amava estava enfermo quase morto e Jesus disse: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.” (João 11:13-14)? Acho que minha colega de trabalho anda repetindo o que houve no púlpito sem pensar.

Creio que Deus está no controle de todas as coisas. O apóstolo Paulo também pensava assim: “E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior avanço do evangelho. De maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais. Muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas cadeias, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.” - Fp 1.12-14

O evangélico aprendeu através de doutrinas vindas dos Estados Unidos, todas essas coisas. Importamos seus hinos, seus pregadores, sua Teologia e seus erros também. Homens com paletó-Mike-Tayson que derruba crente em uma “passada”, homens que nos ensinaram a gritar com as ovelhas (ovelhas são dóceis, não se precisa gritar para que aprendam ou ouçam a voz do pastor) e músicas que não contradizem com a Bíblia.

Vamos pensar friamente: do céu caiu a terça parte dos anjos juntamente com Lúcifer, logo para cada diabo têm dois anjos de Deus (rá!). A Bíblia não cita que Lúcifer e seus demônios são inimigos de Deus, apenas os homens que se fazem inimigos de Deus, embora que para um Deus infinito não há inimigo!

Já vi vários cartazes pregados em igrejas promovendo palestras com guerreiros das tais batalhas. Conheço crente que acredita que quando quer alguma coisa tem que guerrear contra Deus (ein?), para ser abençoado. Geralmente usando a passagem bíblica que narra a luta de Jacó com o anjo (Gn 32:26). João 16:24 é o único condicionante que pode haver na vida de um cristão diante de Deus: pedir em nome de Jesus.

Estão dando poder para o diabo, que ele não tem. Estão fazendo do “mundo espiritual” um campo de batalha aonde todos os dias o Bem e o Mal saem a se enfrentar. Mitológico, não!? Escrevi há um tempo sobre a crença na eterna batalha entre o dia e noite, e creio que estão fazendo o mesmo entre Deus e Lúcifer. Talvez o diabo realmente precise ir ao Terapeuta...

Sobre as coisas boas e ruins que podem acontecer com o crente, fico com a compreensão que Paulo atingiu, descrita na carta aos Filipenses: “ as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho.". A minha vida está nas mãos dEle e tudo de bom ou ruim que comigo acontecer é para meu crescimento, aprendizado e cumprimento do propósito dEle, porque Ele me ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...