Frases

2 de fev de 2011

Deus está calado? - Philip Yancey

Mas será que uma clara palavra da parte de Deus aumentou a probabilidade de obediência? Aparentemente não. "Não subais nem pelejeis [contra os amorreus]", disse Deus, "pois não estou no meio de vós, para que não sejais derrotados diante dos vossos inimigos." E os israelitas imediatamente subiram e lutaram contra os amorreus e foram derrotados por seus inimigos. Marchavam quando instruídos a manter a posição, fugiam atemorizados quando instruídos a marchar, lutavam quando instruídos a fazer paz, faziam paz quando instruídos a lutar. O passatempo nacional deles [os israelitas] passou a ser inventar maneiras de quebrar os 613 mandamentos. Orientação nítida se tornou para aquela geração uma afronta, da mesma maneira como orientação obscura se tornou para a nossa.

Também observei um padrão marcante nos relatos do Antigo Testamento: a própria clareza da vontade de Deus tinha um efeito desanimador na fé dos israelitas. Por que buscar a Deus quando ele já se havia revelado de forma tão clara? Por que dar um passo de fé quando Deus já havia garantido os resultados? Por que lutar com o dilema de escolhas conflitantes quando Deus já havia solucionado o dilema? Em suma, por que os israelitas deviam agir como adultos quando podiam agir como crianças? Pois então, comportavam-se mesmo como crianças, murmurando contra seus líderes, descumprindo as regras estritas quanto ao maná, choramingando a cada vez que faltava água ou comida.

À medida que estudava a história dos israelitas, pensei duas vezes sobre o "ideal" da orientação clara de Deus. Talvez atenda a algum propósito - pode, por exemplo, fazer um bando de escravos recém-libertados atravessar um deserto hostil - mas não parece estimular o desenvolvimento espiritual. Na realidade, para os israelitas isso quase eliminou por completo a necessidade de fé; a orientação clara e definida esvaziou a liberdade, tornando cada escolha uma questão de obediência e não de fé. E nos quarenta anos de peregrinação pelo deserto os israelitas foram tão mal no teste da obediência que Deus se viu obrigado a começar de novo com uma nova geração.

Extraído de Decepcionado com Deus, de Philip Yancey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...