Frases

30 de jan de 2011

Lamentavelmente preconceituosos

Somos um bando de hipócritas. Sim, nós somos. Ainda que eu e você, diga que não somos preconceituosos em relação aos homoafetivos, negros, pobres e outros discriminados, sabemos que lá no fundo somos covardemente preconceituosos.

Recebi por e-mail a seguinte pegadinha: "Em um galinheiro haviam 30 galinhas. Um homem negro levou 10 galinhas. Agora, quantas galinhas há no galinheiro?" - Não queria ter que responder. Mas respondi, pensando apenas no cálculo matemático, ignorando a proposta "um homem negro": 30-10=20.

A resposta era 40. O homem levou ao galinheiro mais 10, e não levou do galinheiro. A pergunta é ambígua eu sei. Mas não tenho isso por desculpa. Podia ter respondido 40. Mas não passou isso pela minha cabeça. Lá no fundo fui condicionado pela sociedade a ser preconceituoso. E isso me dói.



Após o culto de sábado, deitei na calçada da igreja. Tinha uma lua linda lá no alto. Ao som de The Way, do Jeremy Camp, estava apreciando aquela esfera reluzente. Estava feliz por isso. Aos poucos, foi-se ajuntando a mim outros jovens e um deles deitou-se ao meu lado e não querendo machucar a cabeça no chão de cimento, pediu meu braço para usar de travesseiro. Por ser musculoso gordinho, descobri que sirvo de um ótimo travesseiro.

Mas algo me chateou. As pessoas que se achegavam riam ironicamente, diziam que iriam tirar uma foto ou falavam "ki bunitchênho!", mas não tenho certeza se era isso que queriam dizer. Qual o espanto? Um homem não pode ser carinhoso com outro homem (como as mulheres são umas com as outras), sem ter que ser respectivamente gay? Meu Deus do céu... Será que existam hoje amigos verdadeiros como Jônatas e Davi (1Sm 18.3)?

Muitas pessoas que um dia foram gays e possuem alguns trejeitos de sua antiga vida, sentem-se oprimidos pelos próprios irmãos dentro da Igreja. Muitos não freqüentam por temerem sofrer retaliações por parte daqueles que dizem ter o Senhor Jesus em seus corações.

O diabo trabalhou bastante nestes últimos milênios transformando o afeto entre pessoas em sentimento sexual. Muitas pessoas não se abraçam ou se beijam no rosto por crer que isso denote algo sexual. Estamos doentes! 

Uma prostituta beijou Jesus sem cessar e teve seus pecados perdoados (Lc 7.37-50). Os apóstolos Pedro e Paulo instruem a Igreja a se cumprimentarem com "beijos santos" (2Co 13.12; 1Ts 5.36; 1Co 16.20; 1Pe 5.14).

Quando estou voltando da faculdade e estou no ponto de ônibus, se uma pessoa me pede dinheiro tenho medo de ter minha carteira roubada ao tirá-la do bolso. Algumas vezes (muitas), não dei nada por recear que ele levasse minha carteira... Como foi que chegamos aqui?!

A solução para estes problemas é voltarmos ao exemplo que Jesus nos deixou: "Todos aqueles que vierem até a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim." João 6.37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...